CEE debate Novo Ensino Médio com a UEMA

O Conselho Estadual de Educação do Maranhão (CEE/MA) participou de encontro remoto com a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), nesta segunda-feira (22), para debater o Novo Ensino Médio.

Durante o encontro, a presidente do CEE/MA, Soraia Raquel Alves da Silva, esclareceu pontos do Novo Ensino Médio para diretores dos Centros de Ensino dos cursos de Licenciatura dos campi da Universidade Estadual do Maranhão e da Universidade Estadual da Região Tocantina.

A reforma do Novo Ensino Médio alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, estabelecendo uma mudança na estrutura do Ensino Médio, ampliando o tempo mínimo do estudante na escola para 1.000 horas anuais (até 2022), e definiu uma organização curricular mais flexível, contemplando uma Base Nacional Comum Curricular (BNCC), ofertando diferentes possibilidades de escolhas aos estudantes e itinerários formativos, com foco nas áreas de conhecimento e na formação técnica e profissional. A mudança trouxe a possibilidade de garantir a oferta de uma educação de qualidade a todos os jovens, aproximando as escolas à realidade dos estudantes, considerando as novas demandas e complexidades do mundo do trabalho e da vida em sociedade.

A presidente do CEE falou e apresentou as ações do Comitê Estadual para implementação do cronograma do Novo Ensino Médio no Sistema Estadual de Ensino e tirou dúvidas dos diretores. “Com a mudança na oferta do novo ensino médio, somos chamados diariamente a pensar e repensar nas questões metodológicas, no formato escolar, então não podemos fazer um cronograma do Ensino Médio sem dialogar com as instituições de Educação Básica e da Educação Superior. O Comitê vai desde a Secretaria de Estado da Educação às instituições privadas e instituições de Ensino Superior do Sistema Estadual e até das que não fazem parte do sistema, como UFMA e IFMA,” ressaltou.

A reunião teve como objetivo informar aos diretores de Centros de Ensino, sobre a articulação do CEE na implementação do novo ensino médio no Estado. O Conselho que sempre trabalha de forma coletiva e democrática através de consultas públicas também atua esclarecendo questões pertinentes à educação e a atuação do órgão.

O reitor da UEMA, Gustavo Pereira da Costa, falou da urgência do debate sobre o novo currículo do Novo Ensino Médio para o Estado do Maranhão. “O momento é oportuno, já temos tido a oportunidade de aprender, compreender e ampliar o horizonte a cerca de vários fenômenos nesse processo da pandemia. As alterações na lei de Diretrizes e Bases na Educação Nacional em 2017, introduziu uma série de comandos normativos, alterando a configuração do Ensino Médio no Brasil e sua implementação bate à nossa porta”, disse.

Na última semana, o CEE e a UEMA estiveram juntos tratando dos Currículos das Diretrizes de Formação Docente.

Além da presidente do CEE e do reitor da Universidade, também estiveram presentes no encontro, os diretores de Centros de Ensino da UEMA que possuem cursos de licenciatura, a Pró-reitora de graduação em exercício, Fabíola Santana; a Pró-reitora de pesquisa e pós-graduação, Ana Lúcia Duarte.

Data:22/03/2021

Funcionamento temporário