CEE e parceiros oferecem formação para Conselheiros Municipais de Educação

Com foco no fortalecimento da Rede dos Conselheiros de Educação do Maranhão, o Conselho Estadual de Educação do Maranhão (CEE-MA), em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc); União Nacional de Conselhos Municipais de Educação (UNCME/MA) e o Fórum Estadual dos Conselhos de Educação do Maranhão (FECEMA), oferece 250 vagas em Curso de formação para Conselheiros Municipais de Educação que acontece em outubro.

Os conselheiros interessados em participar da formação deverão fazer cadastro prévio, no site http://e-proinfo.mec.gov.br, como pré-requisito para inscrição no curso. O cadastro na plataforma do E-Proinfo não configura inscrição no curso, apenas requisito obrigatório. Os candidatos só serão alocados após homologação da inscrição, conforme preenchimento das vagas por regional. As inscrições para cadastro estão disponíveis.

O curso será ofertado totalmente a distância, de forma que possibilitará através do ambiente virtual, aprendizagem no processo de formação continuada. A formação apresenta perfil norteador, possibilitando aos conselheiros um diálogo entre a prática e as concepções que fundamentam seu cotidiano de trabalho, oportunizando a discussão crítica sobre a natureza, o papel, as funções e atribuições dos Conselhos Municipais de Educação.

A formação também possibilitará a reflexão sobre a estrutura, funcionamento e atuação desses órgãos, para construção de espaços participativos e de democratização de gestão do ensino público no município; proporcionará ainda suportes teóricos e práticos que fundamentem suas atividades, a partir da realidade educacional de cada município, levando em conta a inserção institucional e representação,  estimulando a troca de experiência entre conselheiros.

Conteúdo Pedagógico

O conteúdo pedagógico será disponibilizado em formato modular permeado por webinários temáticos. Os módulos terão duração de 10 horas e apresentarão conjunto sistematizado de conhecimentos interdisciplinares, incorporando estratégias pedagógicas e atividades de avaliação com intuito de problematizar concepções e práticas para facilitar o processo de aprendizagem.

Conjunto Didático

Será disponibilizado um conjunto didático composto de caderno pedagógico, e-book e recursos midiáticos disponíveis no ambiente virtual de aprendizagem.

Avaliação

A avaliação será voltada ao processo educativo e acontecerá ao final de cada módulo com aferição de notas de 0 (zero) a 10 (dez). Cada atividade avaliativa será organizada pelo autor do módulo.

Data:29/09/2020

Contato de E-mail: