CEE participa das comemorações pelos 41 anos do Centro de Cultura Negra do Maranhão

2

O Conselho Estadual de Educação participou, na última sexta-feira (25), do diálogo sobre os desafios do controle social das políticas de ações afirmativas no Estado do Maranhão em reunião que comemora os 41 anos do Centro de Cultura Negra do Maranhão.

O CEE/MA foi representado pela presidente Soraia Raquel Alves que levantou a questão da constante necessidade de fazer avaliação do acompanhamento, implementação e da discussão contínua de elaboração de políticas públicas.

O Conselho Estadual de Educação do Maranhão, como órgão normativo e indutor de política pública de diretrizes educacionais através de articulações sociedade/comunidade para elaboração de legislação, instituiu a Comissão Bicameral  Quilombola para sistematizar a proposta de Diretrizes Estaduais Curriculares de Educação Escolar Quilombola do Estado do Maranhão.

“Um dos principais fundamentos do CEE é a garantia do direito à educação. Com essa perspectiva e busca da mediação da sociedade e governo na formulação de políticas públicas, o CEE vem realizando escutas, chamando os interessados nas diretrizes e já pensando em estratégias  de operacionalização, para que essas diretrizes, quando publicadas não fiquem guardadas. O objetivo principal da Educação Escolar Quilombola é o resgate da cultura e da identidade  afrodescendente, além da garantia fundamental à educação assegurada por lei”, disse a presidente.

Na semana de seus 41 anos de fundação, o Centro de Cultura Negra realizou reuniões com entidades governamentais, não governamentais e sociedade civil para debater os desafios e avanços encontrados na saúde, educação e segurança do povo preto.

O diálogo foi mediado por de Silvia Leite, membro do Centro de Cultura Negra do Maranhão e contou com a participação Conselho Estadual de Educação do Maranhão (CEE/MA); Conselho Estadual de Igualdade Étnico Racial (CEIRMA); e do Conselho Municipal de Saúde de São Luís.

Data:28/09/2020

Funcionamento temporário