CEE participa de debate sobre a Creditação da Extensão Universitária

2020-10-06 (11)

Na noite da última terça-feira (06), o Conselho Estadual de Educação do Maranhão participou do diálogo sobre a Creditação de Extensão no currículo universitário, promovido pela Universidade Estadual do Maranhão da Região Tocantina (UEMASUL).

O Conselho Nacional de Educação – CNE/MEC instituiu, em dezembro de 2018, a Resolução Nº 007/2018 MEC/CNE/CES, marco regulatório que estabelece os princípios, fundamentos e procedimentos para a Extensão Universitária brasileira e regimenta à Creditação da Extensão prevista no Plano Nacional de Educação (PNE – 2014-24).

O diálogo teve como objetivo a reflexão acerca da creditação da extensão universitária e debateu pontos referentes às questões normativas. A presidente do Conselho Estadual do Maranhão, Soraia Raquel Alves destacou aspectos técnicos, político e social da extensão.

“A política nacional da extensão, assim como as normativas que tratam da temática apresentam orientações, princípios e fundamentos para o desenvolvimento das atividades extensionistas na Educação Superior brasileira, destacando a interação dialógica entre as universidades e a sociedade e o papel social das instituições de ensino superior. A extensão busca extrapolar os muros da instituição acadêmica, não só os muros físicos, mas os muros relacionais, contribuindo na formação política, profissional e cidadã do estudante, assim como  na transformação da realidade” disse.

O diálogo foi mediado pela Coordenadora do Programa de Formação de Professores Caminhos do Sertão da Uemasul, Nice Rejane da Silva Oliveira, e contou com a participação da presidente do Conselho Estadual de Educação do Maranhão (CEE/MA), Soraia Raquel Alves, e do professor universitário, Etevaldo Almeida Silva.

Data: 07/10/2020

Funcionamento temporário