CEE participa do II Seminário Estadual de Educação Ambiental

WhatsApp Image 2020-10-20 at 18.24.05

O CEE/MA participou, nesta terça-feira (20), do II Seminário Estadual de Educação Ambiental do Maranhão: Perspectivas e Desafios. O evento, que discutiu práticas ambientais responsáveis, foi promovido pela Escola Superior do Ministério Público (ESMP), em parceria com o Fórum de Educação Ambiental do Maranhão.

Membro do Fórum, o CEE-MA esteve representado pela presidente Soraia Raquel Alves da Silva e o vice-presidente Roberto Mauro Gurgel, que enfatizaram a importância do acompanhamento educacional ambiental desde a primeira infância e das Diretrizes Curriculares para a Educação Ambiental no Sistema de Ensino do Estado do Maranhão.

“A educação ambiental é de fundamental relevância na difusão de valores e práticas em defesa da sustentabilidade, da preservação ambiental e do estabelecimento de relações baseadas na solidariedade e no combate ao individualismo. As instituições de ensino, nos diferentes níveis e etapas de ensino, necessitam fortalecer, de forma transversal, a educação ambiental em seus currículos, de modo a contribuir no desenvolvimento de uma consciência coletiva a favor da vida e na construção de nova cultura que se desdobre em ações efetivas de cuidado e de preservação do ambiente.”, afirmou a presidente Soraia Raquel.

Em 2018 o CEE/MA iniciou uma série de reuniões para a formulação das Diretrizes que serviram de base para os currículos da Educação Ambiental no Maranhão. Em junho de 2019 foi ofertada a primeira edição do Seminário de Educação Ambiental do Estado, fruto da atividade conjunta do CEE/MA; Secretaria de Estado da Educação (Seduc); Secretarias Municipais de Educação; Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema); Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semmam); Assembleia Legislativa do Maranhão (ALEMA); Ministério Público e o Tribunal de Justiça do Maranhão que resultou na criação do Fórum Estadual de Educação Ambiental.

O governador Flávio Dino abordou a importância da criação da Escola Ambiental do Maranhão e em síntese falou dos pilares e ações do governo que contribuíram para a sua implementação.

“Aprovamos em 2018 o Plano Estadual de Educação Ambiental e diante da prioridade do tema nasceu a proposta da Escola Ambiental do Maranhão, à luz do Plano. Ela será um palco iluminado para canalizar todas as ações de educação ambiental, e, com isso, teremos maior eficácia, mediante iluminação da temática e prioridade deste debate”, pontuou.

A Escola Ambiental do Maranhão irá atuar na viabilização da Política Estadual de Educação Ambiental, em todos os níveis e modalidades de educação formal e não formal, nos âmbitos público e privado. O foco é a sensibilização socioambiental, geração de trabalho e renda, a partir dos eixos de atuação: Educação Ambiental Não-Formal, Educação Ambiental Formal e Ciência, Tecnologia e Inovação.

Sobre os eixos de atuação, o Governador destacou: “Cada um desses eixos tem um conjunto de objetivos, elencados no diploma legal, como diretrizes para a ação prática e sua concretização. A Escola Ambiental é um espaço que o Governo está ofertando ao Maranhão, para promoção e organização de ações acerca da temática”, finalizou.

Data:21/10/2020

Funcionamento temporário