CEE presta homenagem ao educador Paulo Freire

paulofreire

Em Sessão Plenária remota da última quinta-feira (17), o Conselho Estadual de Educação do Maranhão recebeu representantes de instituições atuantes na educação maranhense para sessão solene em homenagem ao educador pernambucano Paulo Freire, patrono da educação brasileira.

A sessão foi apresentada pela presidente do Conselho Estadual de Educação, Soraia Raquel Alves. “É com grande emoção que iniciamos essa solenidade e que trazemos essa temática para que possamos refletir e pensar em ações que possam trazer cada vez mais os ideais do Mestre Paulo Freire. O CEE/MA tendo o educador Paulo Freire como referência para a defesa de uma educação cidadã, por justiça social, adere a campanha rumo aos 100 anos de Paulo Freire, proposta pelo Instituto Paulo Freire com a missão de contribuir com a difusão da memória e obra do mestre por uma educação de qualidade para todos e todas,” disse.

Na solenidade a presidente Soraia Raquel apresentou o manifesto “Freirear, hoje mais do que nunca”, do Conselho Estadual de Educação.

O secretário Felipe Camarão destacou a importância de manter vivo os ideais de Paulo Freire. “Paulo Freire merece todas homenagens por seu legado, que versa uma educação libertadora, uma educação de esperança verdadeira, que é o fundamento da Política Escola Digna, do governo Flávio Dino, a qual o CEE tem papel importante. Cada aluno que estuda em uma escola melhor, cada professor que está mais valorizado, cada formação que fazemos, cada laboratório que implantamos, bibliotecas que abrimos, representam o que Paulo Freire pregava, a libertação por meio do conhecimento. Nos últimos quatro anos reduzimos o analfabetismo absoluto no nosso Estado, de 21 para 16% da população, isso é, ‘freirear’. Paulo Freire está mais vivo do que nunca”, afirmou.

No dia último dia 28 de agosto o CEE/MA instituiu comissão para organizar ações que disseminem o trabalho do maior educador social brasileiro no cenário educacional maranhense. Conforme deliberação do Conselho Pleno, a comissão realizará ações que ocorrerão ao longo de um ano, quando acontecerá o centenário de Paulo Freire.

O vice-presidente do CEE e presidente da comissão, Roberto Mauro Gurgel falou acerca da história e luta de Paulo Freire. “Paulo Reglus Neves Freire, como educador foi grande a sua proposta por uma educação libertadora, por uma pedagogia de esperança e principalmente pela didática da amorosidade. Ele que era filho de doméstica e teve sua vida marcada por dificuldades desde o nascimento chegou aos maiores patamares da educação do mundo. E é com imensa satisfação que estamos na tarde de hoje com a intenção de homenagear esse grande educador, que talvez seja o mais representativo educador brasileiro que tivemos, sendo reconhecido como patrono brasileiro, patrono mundial da educação e patrono reconhecido pelo governo do Maranhão pela Ordem Timbira. Por tudo isso ele merece todo o nosso respeito”, pontuou.

A conselheira Régina Galeno, presidente da Câmara de Educação Básica e membro da comissão apresentou proposta que instituiu o Comitê 100 anos de Paulo Freire – O vínculo da Educação com a indignação e a esperança aprovado por unanimidade na sessão.

Participaram da solenidade o Secretário de Estado da Educação (Seduc), Felipe Camarão; o Promotor de Justiça e Coordenador do Centro de Apoio Operacional (CAOP), Eduardo Borges; o Pró-reitor de Gestão de Pessoas da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), José Rômulo; a vice-presidente do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino no Estado do Maranhão, Elsa Balluz; representando a União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME/MA), a Coordenadora Regional da Uncme de Balsas, Maria das Graças Santos; a presidente do Fórum Estadual Permanente dos Conselhos de Educação do Maranhão (FECEMA), Alice Pires; o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica das Redes Públicas Estaduais e Municipais do Maranhão (SINPROESEMMA), Raimundo Oliveira; a Coordenadora do Mestrado em Educação da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Lucinete Marques; o Diretor da ANPED, Severino Albuquerque; o Coordenador do curso de Pedagogia da (UFMA), Carlos Dublan; a Gestora da URE de São Luis, Adelaide Diniz; o presidente da OMEP/MA, Fernando Silva; a vice-presidente da Associação de Pais e Alunos dos Estabelecimentos de Ensino do Maranhão (ASPA/MA), Goreth Campelo e assessores estaduais de educação e demais conselheiros  estaduais de educação.

Acompanhe o MANIFESTO CEE PAULO FREIRE

Data:19/09/2020