29/03 8:29

CEE realiza webinário internacional sobre Paulo Freire e Educação Ambiental

WhatsApp Image 2021-03-29 at 08.16.05

O Conselho Estadual de Educação do Maranhão (CEE/MA) realizou na última quinta-feira (25), o primeiro webinário em homenagem ao centenário de Paulo Freire. Para o evento, foram convidados os PhD em Educação, Mary Cruz Prado Rojas e Ivo Dickmann.

Em setembro de 2020, o CEE/MA instituiu o comitê “100 anos de Paulo Freire – O vínculo da Educação com a indignação e a esperança”. A vida e o pensamento freiriano deixaram um legado para a educação escolar e social, que serve de inspiração para o Conselho de Educação.

Para a presidente Soraia Raquel Alves da Silva, é de fundamental importância que a escola propicie às crianças, aos jovens e estudantes, a leitura de mundo com suas complexidades, através de leituras diversificadas que favoreçam a construção de um mundo melhor.

“Por compreender a educação enquanto instrumento de resistência e de construção de possibilidades a favor da vida, realizamos esse webinário sobre Paulo Freire e Educação Ambiental, temática tão necessária a ser refletida e efetivada nos dias atuais. Nesse contexto, precisamos avançar a compreensão da realidade que enxerga o ser humano não mais como exterior à natureza, mas como parte integrante dela”, afirmou.

Ivo Dickmann, apresentou dois importantes temas da pedagogia que aproximam Paulo Freire das questões ambientais: a relação ser humano e mundo; e a dimensão crítica da educação. Dickmann, usou aspectos antropológicos freiriano para tratar dos temas. “Olhar o mundo como algo complexo, em permanente inter-relação da sociedade com a natureza, faz com que tenhamos atitudes cada vez mais sustentáveis, preservadoras e geradoras da vida, e a educação tem papel fundamental nesse sentido”, disse.

A costa-riquenha Cruz Prado abordou temas interessantes ao falar de ecopedagogia e cidadania planetária. “Essa proposta pedagógica nos convida repensar a educação pelas perspectivas emergenciais, inter-relacionais e abrangentes, da pedagogia como forma de aprendizagem e a planetária como dimensão política”, afirmou.

A ecopedagogia busca aproximar conceitos ambientais e sustentáveis visando à sustentação de uma comunidade ecológica, construindo de forma pedagógica métodos e processos que possam alertar desde cedo crianças e jovens, sobre os comportamentos relativos à natureza.

O evento mediado pelo conselheiro estadual de educação, Geraldo Castro Sobrinho, contou ainda com a participação do vice-presidente do CEE/MA e presidente da Comissão Paulo Freire, Roberto Mauro Gurgel; Karla Adriana Farias Vieira, promotora de justiça e diretora da Escola Superior do Ministério Público; o promotor do Centro de Apoio Operacional (CAOP Educação), Eduardo Borges e o coordenador do Fórum Estadual de Educação Ambiental, Sálvio Dino Junior.

Fonte: CEE
Data:29/03/2021
Fotos: Divulgação
Texto: Luciana Bacelar

Contatos

contatos

Funcionamento temporário
Rua Cema nº 39, Vila Palmeira
Cep: 65047-400
São Luís - Maranhão

Fones:
Presidência: (98) 3221-0604
Secretaria Executiva: (98) 3221-2271

E-mail:
cee.ma@edu.ma.gov.br

Localização

localização

Click to open larger map