Webinar do CEE-MA discute estratégias educacionais para o enfrentamento da pandemia com reitores da Uema e UEMASUL

Webinar do CEE no enfrentamento da pandemia com reitores da Uema e UEMASUL

O Conselho Estadual de Educação e o enfrentamento da pandemia: escuta das Instituições de Ensino Superior do Sistema Estadual do Maranhão foi tema de Webinar promovido pelo Conselho Estadual de Educação do Maranhão (CEE-MA), nessa quarta-feira (8).  A escuta contou com a participação dos reitores das Universidades Estadual do Maranhão (Uema) e Estadual da Região Tocantina (UEMASUL).

O Webinar foi transmitido pelo canal da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), no YouTube e contou com mais de duzentos participantes, alcançando picos de audiência que chegaram a mais de mil visualizações. Participaram do encontro virtual a Professora Soraia Raquel, presidente do CEE-MA; o professor Gustavo Pereira, Reitor da Universidade Estadual do Maranhão (Uema); e a professora Elizabeth Nunes, Reitora da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL). A mediadora do encontro foi Rosangela Mendes, conselheira da Câmara de Educação Superior do CEE-MA.

O evento iniciou com a mediadora Rosângela Mendes dando boas vindas aos expositores e a todos que acompanharam o encontro virtual e destacou que a escuta é parte de um conjunto de ações que o Conselho vem implementando desde a construção do seu plano de ação. A conselheira também lembrou que o órgão já realizou mesas de diálogo com segmentos e instituições que atuam no cenário educacional maranhense, para levantar as demandas e propor ações em resposta às necessidades da comunidade.

“O momento atual é desafiador para todas as áreas da atuação humana, em especial da educação, exigindo soluções novas para um problema que também é novo para a humanidade. Com a necessidade do prolongamento social, o Conselho vem desenvolvendo uma série de escuta para traçar novas normativas para este momento de exceção, garantindo o direito à educação e o cuidado da saúde de todos”, observou.

Em seguida, a mediadora passou a palavra para a presidente do CEE-MA, a professora Soraia Raquel, que destacou a importância do momento para discussão e reflexão, baseando-se em um pensar coletivo, como forma de estratégia para encontrar alternativas que minimizem os problemas causados pela pandemia.

“Precisamos buscar coletivamente caminhos para encontrar melhores resultados em benefício da sociedade. As escutas têm esse objetivo, o de dialogar com instituições e também estabelecer debates com a sociedade para que ela fique a par dos encaminhamentos que estamos trançando e participando desse processo de construção. Essa contribuição coletiva é fundamental porque possibilita, dentro da legislação, que as instituições busquem alternativas educacionais, considerando as suas realidades”, ressaltou.

Durante as suas considerações, a reitora da UEMASUL, Elizabeth Nunes, agradeceu os participantes, parabenizou a ciência e também elogiou as universidades públicas.  Após os agradecimentos, fez suas considerações sobre as atividades realizadas pela universidade nesses tempos de pandemia, com destaque para a criação de um comitê de monitoramento que avalia a situação pandêmica.

“Quero fazer um salve pelo Dia Nacional da Ciência e dar um viva às universidades públicas, maior berço da produção científica deste país. A UEMASUL começa a se mobilizar para o enfrentamento da pandemia, no momento em que o decreto publicado no dia 16 de março suspendeu as atividades presenciais. Criamos um comitê de monitoramento e avaliação para acompanhar diariamente essa questão epidemiológica no sentido de amenizar os impactos causados pela pandemia, sem esquecer o direito à vida e à educação, destacou.

O reitor da Uema, professor Gustavo Pereira, parabenizou a iniciativa do CEE pela realização da escuta e agradeceu o convite na participação do debate para traçar alternativas em busca de soluções que ajudem a construir uma educação acessível a todos e priorizando vidas humanas.

“Este Webinar promovido pelo Conselho acertou deste a sua chamativa, quando se propõe a escutar as universidades públicas estaduais, assim como outras instituições para compreender e processar este momento. Devemos juntos enfrentar este mundo novo a que nós estamos submetidos, procurando valorizar a educação e a vida”, elogiou.

O professor Gustavo Pereira também destacou a importância da tecnologia e do respeito humano como fatores importantes para o enfrentamento deste período de incertezas. “A minha mensagem final a todos é para que nós consigamos realizar um propósito onde estejam incluídos mais tecnologia e muito mais humanismo. Se conseguirmos conjugar bem isso, acho que a educação superior, naquilo que nos compete, vai caminhar passos largos para dias cada vez melhores”, finalizou.

Fonte: Seduc

Data: 9/7/2020