CEE dialoga com membro da Frente Parlamentar dos Povos Tradicionais de Matriz Africana da Câmara

2020-09-04 (11)

Na última sexta-feira (4), a Comissão da Educação Quilombola do Conselho Estadual de Educação do Maranhão dialogou com o deputado federal Bira do Pindaré ( PSB-MA), membro da frente parlamentar em Defesa dos Povos Tradicionais de Matriz Africana da Câmara dos Deputados, as perspectivas da politica nacional para desenvolvimento da comunidades quilombolas em especial a garantia dos serviços educacionais.

O vice-presidente do CEE/MA Roberto Mauro Gurgel saudou os participantes e falou da satisfação em debater a questão quilombola. “Nós vemos que há uma consciência comum da importância do combate ao racismo e todas as sessões que tivemos aqui eram muito nessa direção. Quando temos uma posição e sabemos o que isso pode representar, nos deixa mais fortes para lutar pelas causas que acreditamos. O momento que o Brasil vive é uma provocação e reflexão para pensarmos que nós realmente temos um papel historicamente importante para cumprir”, disse.

O debate tratou das dificuldades acerca da educação, da manutenção escolar e do ensino superior. Professores e coordenadores explanaram o dia-a-dia dos desafios e preconceitos que alunos e docentes quilombolas enfrentam, apontando a urgência de uma legislação organizada e eficiente.

O deputado federal Bira do Pindaré falou do preconceito estrutural, da necessidade de por fim a essa realidade e da valorização do docente quilombola. “Nós precisamos ser antirracistas. Precisamos valorizar a docência daqueles que vivem nas comunidades, a docência selecionada a partir de pessoas aptas tecnicamente das comunidades é um fator necessário, precisamos de um currículo que reconheça as singularidades históricas e culturais, que reconheça a organização comunitária existente e que conheça todos os conflitos existentes. Nós somos um Estado quilombola, é muito importante que o Conselho avance, produza e construa o resultado efetivo para que isso possa inspirar outros Estados brasileiros.

Participaram do encontro remoto a presidente do Conselho Estadual de Educação, Soraia Raquel Alves; conselheiros membros da comissão, o coordenador da UCME, Emerson Aragão; a coordenadora do Fórum Estadual de Educação do Maranhão, Benedita Costa; a secretária Adjunta de Igualdade Racial, Socorro Guterres;  o chefe do departamento de Direitos Humanos e Inclusão Social do IFMA, Batista Botelho; a presidente do Conselho Estadual de Igualdade Racial do Maranhão, Jacinta Maria dos Santos;  e a conselheira estadual da mulher, Cristiane Rêgo.

O Conselho Estadual da Educação instituiu a Comissão da Educação Quilombola através da Portaria GP/CEE N 029/2019 com a finalidade de sistematizar a proposta das Diretrizes Estaduais Curriculares da Educação Quilombola do Estado do Maranhão, para posterior aprovação no pleno do CEE.

Data:09/09/2020