CEE discute diretrizes para extensão da Educação Superior no Maranhão

2reuniaoies

O Conselho Estadual de Educação do Maranhão (CEE) discutiu em reunião realizada nesta quinta-feira (13), com os reitores e pró-reitores da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) e Universidade Estadual da Região Tocantina (Uemasul), a resolução de nº 7 de 18 de dezembro de 2018, que estabelece as diretrizes para a extensão da Educação Superior Brasileira.

O Plano Nacional de Educação (PNE) traça diversas estratégias, dentre elas, assegurar o mínimo de 10% do total de créditos curriculares exigidos para a graduação em programas e projetos de extensão universitária. As instituições de ensino têm o prazo de três anos a contar da data da homologação da resolução 7/18 do Conselho Nacional de Educação (CNE) para atender aos documentos nacionais que tratam de políticas para a Educação, que é incorporar atividades de extensão às matrizes curriculares dos cursos de graduação.

“O CEE reuniu-se com reitores e pró-reitores das Universidades Estaduais do Maranhão, para refletir sobre o conteúdo da resolução nº 7/2018, que trata das diretrizes para a extensão na Educação Superior, assunto da mais elevada importância na contextura universitária. A reunião visou debater informações sobre vivências e experiências das instituições como subsídios para elaboração de uma resolução que está sendo elaborada pela Câmara de Educação Superior para vigência no Sistema de Ensino do Maranhão.” afirmou o presidente da Câmara de Ensino Superior, José Ribamar Bastos.

A reitora da Uemasul Elizabeth Fernandes parabenizou o CEE pela iniciativa democrática de construir uma minuta com a escuta das instituições. “A extensão é de importância fundamental dentro da função social da universidade, é através dela que nós levamos a universidade ao conhecimento da comunidade. Temos muitos projetos de extensão voltados à licenciatura para a educação básica. Teremos que nos adequar a nova legislação, já demos os primeiros passos e sei que juntos conseguiremos ir mais longe”, disse.

O conselheiro Antônio Lisboa, membro da Câmara de Ensino Superior, declarou que o diálogo com as universidades é fundamental. “É de imensa valia o processo dialógico com os reitores da Uema e da Uemasul para o aperfeiçoamento da consecução do papel das Instituições de Ensino Superior de nosso Estado, no que se refere à pesquisa, ao ensino e à extensão. O Conselho Estadual de Educação cumpre um papel essencial, nessa escuta, para melhor fundamentar a adoção de posicionamento seguro nas suas decisões resolutivas e regulamentares que lhe são conferidas por lei”, pontuou.

Estiveram presentes no debate o reitor da Uema, Gustavo Pereira da Costa; acompanhado do pró-reitor de Extensão e Assuntos Estudantis, Paulo Catunda. Também estiveram na reunião Elizabeth Fernandes, reitora da Uemasul; e Célia Regina Costa Lima, pró-reitora de Gestão e Sustentabilidade Acadêmica. Além de representantes das Câmaras de Educação Básica e de Educação Superior do Conselho de Educação.

Data:14/8/2020