CEE participa do Fórum Estadual de Educação Ambiental

Fórum de Educação Ambiental

O Conselho Estadual de Educação do Maranhão participou, nesta sexta-feira (17), de reunião plenária do Fórum Estadual de Educação Ambiental do Maranhão. Nesta edição, o Fórum visa estimular, fortalecer e avaliar a implementação das políticas nacional, estadual e municipais de educação ambiental.

Fundado em 11 de junho de 2019, o Fórum tem o objetivo de informar e conscientizar a sociedade acerca da preservação dos recursos naturais do Estado. Congrega instituições que têm interesse em construir ações educacionais, sendo um espaço público, formado por diversas categorias da sociedade civil. A educação ambiental é um desafio constante pela conscientização ambiental da sociedade e com um grande caminho a percorrer até chegar ao objetivo desejado.

O vice-presidente do CEE, Roberto Mauro Gurgel ressaltou que, para que haja uma mudança, é preciso adotar a pedagogia do cuidado. “Nós vemos nossos mares poluídos, nossa costa com óleo, a Amazônia queimada. No Maranhão, perdemos 80% das nossas matas. Nossos manguezais estão profundamente violentados. Mas se acreditamos na nossa potencialidade individual e coletiva, somos capazes de transformar o mundo”, destacou.

A preocupação é conseguir materializar as diretrizes para que chegue nas escolas, tendo em vista que a questão da educação ambiental por muito tempo não foi priorizada. “ Acredito que estamos no processo e tendo sucesso, mas ainda precisamos trabalhar muito para conseguir o nosso objetivo”, afirmou o vice-presidente do CEE.

Entre as questões discutidas na plenária estão: a Política Nacional dos Resíduos Sólidos, instituída pela Lei nª 12.305/2010, que estabelece o sistema de logística reversa, e o novo Plano Diretor de São Luís, que deverá ser aplicado ainda este ano de 2020.

Data:17/7/2020