05/09 8:00

CEE presta homenagem ao Dia da Amazônia

Dia 5 de setembro é comemorado o dia da Amazônia, data escolhida por ser a mesma da criação da província do Amazonas, em 1850, por D. Pedro II. Um dos patrimônios naturais mais valiosos da humanidade e a maior reserva natural do planeta com aproximadamente sete milhões de quilômetros quadrados, sendo cinco milhões e meio de floresta distribuídos em nove países da América do Sul.

A Amazônia tem sido constantemente ameaçada por inúmeras atividades predatórias, entre elas a extração de madeira, a mineração, as obras de infraestrutura e a conversão da floresta em áreas para pasto e agricultura. São aproximadamente vinte mil quilômetros quadrados de vegetação nativa desmatada por ano em consequência de derrubadas e incêndios. Esse processo acarreta vários fatores negativos ao meio ambiente, entre eles a perda da biodiversidade, o empobrecimento do solo, emissão de gás carbônico na atmosfera, alterações climáticas, erosões, entre outros.

Conforme cálculos do Instituto Nacional de Pesquisa Espacial, a área desmatada da Amazônia até o ano de 2002 era superior ao tamanho do território francês. A Mata Atlântica perdeu aproximadamente 93% de sua cobertura vegetal, restando apenas 7%. Do território brasileiro, 15% era ocupado pela Mata Atlântica, hoje é considerada a quinta área mais ameaçada do mundo.

O Conselho Estadual de Educação do Maranhão (CEE/MA), compreendendo a importância da preservação do meio ambiente, vem atuando na perspectiva do fortalecimento da educação ambiental.  Em  2019,  teve como um dos trabalhos fundamentais a elaboração das Diretrizes Estaduais de Educação Ambiental para o Sistema Estadual de Ensino, que foi realizada em um processo democrático e participativo. No mesmo ano, realizou o I Seminário de Educação Ambiental do Maranhão que resultou na criação do Fórum Estadual de Educação Ambiental. Atualmente o Fórum é uma entidade de grande visibilidade, tendo a participação social do Maranhão.

O CEE/MA tem preocupação permanente com a questão da educação ambiental e participa da Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental do Governo do Estado coordenado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), e da Secretaria de Estado de Educação (Seduc).

O vice-presidente do CEE/MA Roberto Mauro Gurgel, falou da importância da conscientização da sociedade para a preservação do meio ambiente. “Nós todos temos que zelar pela Amazônia e ver nossa responsabilidade em termos dessa área. O Conselho vai na linha de instituições internacionais que valorizam a Amazônia como sendo área de grande importância, que de fato é, é o pulmão do mundo e reconhecida como patrimônio natural da humanidade”, disse.

Fonte: CEE
Data:05/09/2020
Fotos: Divulgação
Texto: Luciana Bacelar

Contatos

contatos

Rua do Sol, nr. 412, Centro
CEP: 65020-590
São Luís - Maranhão

Telefone de Contato:
((98) 3221-7308-Geral
(98) 3221-2678-Presidência
(98) 3221- 0604-Secretaria Geral
(98) 3221-2271-Assessoria

Localização

localização

Click to open larger map