CEE promove segundo encontro virtual para discutir a Educação Quilombola no Maranhão

Segundo encontro remoto da educação quilombola

A Educação Quilombola foi pauta de debate pela segunda vez na última sexta-feira (10), em encontro virtual, promovido pela Comissão da Educação Quilombola do Conselho Estadual de Educação do Maranhão. Dessa vez o encontro remoto teve a participação de representantes das Secretarias de Estado de Educação e Igualdade Racial, da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação  (UNDIME-MA), da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação ( UNCME-MA), além de representantes da UFMA, IFMA e UEMA

A escuta com as instituições visa assegurar a garantia dos direitos educacionais da população das comunidades tradicionais do Estado. Durante o encontro foi relatado as dificuldades e experiencias educacionais vividas pelas lideranças, docentes e representantes do governo.

“Os desafios do racismo sempre foram enfrentados pela educação brasileira e permanece a invisibilização do povo negro das comunidades quilombola. O Maranhão tem atentado a dar visibilidade e caminhos para resoluções de questões relacionadas a educação da população negra e que nos últimos cinco anos permanece na construção de parâmetros para que flua junto a educação, a igualdade racial, levar o debate até a comunidade, aos quilombos e a periferia”, destacou o Secretário de Estado de Igualdade Racial, Gerson Pinheiro.

A presidente do Conselho Estadual de Educação do Maranhão, professora Soraia Raquel, destacou a importância do encontro virtual e afirmou que a escuta com as instituições contribui para que o CEE encontre alternativas para ajudar a resolver as solicitações da comunidade.

A Conselheira e Presidente da Comissão da Educação Quilombola do CEE, Laurinda Pinto, ressaltou a importância do encontro. “A escuta com as instituições norteará o Conselho a elaborar diretrizes para a educação quilombola na forma de assegurar a garantia de direitos do povo negro, com uma legislação que atenda a comunidade” explicou.

Fonte: Seduc
Data:13/7/2020