Conselho Estadual de Educação dialoga com a SEDUC sobre período de pandemia

O  Estadual de Educação do Maranhão recebeu, nesta quinta-feira ( 21), na reunião virtual do Pleno, o Secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, e a Secretária Adjunta Nádya Dutra, para um diálogo sobre as ações desenvolvidas pela Secretaria de Estado da Educação neste período de pandemia causado pelo Covid-19, em que ocorreu a suspensão das atividades presenciais nas escolas.

O Secretário explanou sobre a oferta das atividades remotas como forma de minimizar os impactos educacionais, ressaltando os desafios enfrentados, apesar do esforço que tem sido empreendido por toda equipe, gestores e professores. Destacou, ainda, a relevância dessa alternativa, no sentido de evitar descontinuidades no aprendizado e maior distanciamento dos estudantes do processo educacional.

Na pauta, foram discutidas questões referentes a estratégias a serem adotadas para a retomada das aulas em período pós-pandemia, tendo em vista assegurar a saúde e a segurança da comunidade escolar. Nesse sentido, foi destacado a relevância de um planejamento cuidadoso, abrangendo aspectos pedagógicos, psicológicos, sanitários e estruturais.

A presidente do Conselho, Soraia Raquel Alves da Silva, informou sobre a continuidade dos trabalhos do CEE/MA na contribuição do processo de superação dos desafios que se apresentam ao processo educacional no contexto de pandemia e principalmente, pós pandemia. Após, a publicação da Resolução CEE/MA nº 94/2020, o Colegiado encontra-se em processo de construção de documento orientador às instituições do sistema de ensino, sobre o cumprimento do calendário escolar, avaliação e demais temáticas necessárias ao enfrentamento do contexto pós pandemia.