Conselho Estadual de Educação participa de Seminário em São Luís

CONSELHO

Conselho Estadual de Educação participou, nessa quinta-feira (16), em São Luís, do I Seminário Estadual dos Presidentes e Vice-Presidentes dos Conselhos Municipais de Educação do Maranhão, realizado no auditório da Procuradoria O Geral do Ministério Público.

O tema do seminário foi “As atribuições dos Conselhos de Educação nos sistemas municipais de ensino do Maranhão”. Participaram do encontro a presidente do Conselho Estadual de Educação, Maria do Perpétuo Socorro Carneiro; o secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão; o presidente da Uncme-MA, Emerson Araújo; o promotor público e secretário para Assuntos Institucionais do MPMA, Marcos Amorim, além de outras autoridades.

No encontro, foram discutidos o Pacto pela Aprendizagem no Maranhão, a Conjuntura Educacional Brasileira – Desafios e garantias, Revitalização e Implementação do Fórum dos Conselhos de Educação do Maranhão.O seminário serviu, também, para estabelecer o diálogo, o debate e aprendizagem no universo dos Conselhos Municipais de Educação e preparar conselheiras e conselheiros municipais para o exercício consciente e pleno na perspectiva de uma educação de qualidade social para todos.

Um dos pontos importantes do encontro foi sobre a revitalização do Fórum dos Conselhos de Educação do Maranhão, órgão colegiado que vai proporcionar o exercício de regime de colaboração a partir da troca de experiências, discussão e encaminhamento, e de respostas aos desafios que os conselhos de educação enfrentam. A presidente do Conselho Estadual do Maranhão, Socorro Carneiro, falou sobre a revitalização do Fórum. “Hoje, nós temos aqui um momento bastante significativo para o estado do Maranhão: é reativação do Fórum Estadual de Conselhos de Educação do Maranhão. Um espaço que vai possibilitar a troca de experiências, as discussões em torno das dificuldades, dos desafios que todos nós conselheiros de educação enfrentamos na nossa atuação como órgãos normativos dos nossos respectivos sistemas. Significa, também, um mecanismo que vai possibilitar o exercício do regime de colaboração, cuja efetivação é um dos propósitos da atual política educacional do Governo do Estado”, pontuou a presidente.

O CEE/MA contou com uma comissão interna para o planejamento e condução dos trabalhos da revitalização do Fórum, constituída pelos Conselheiros José Ribamar Bastos Ramos, Narcisa Rocha Enes, Régina Maria Silva Galeno e Roberto Mauro Gurgel Rocha.

No seminário, ocorreu a eleição da Diretoria do Fórum dos Conselhos de Educação do Maranhão para o período 2018/2019.

(98) 3214-1623 - Geral
(98) 3214-1624 - Presidência