30/04 18:02

Nota

O Conselho Estadual de Educação do Maranhão vem repudiar os recentes pronunciamentos do Presidente da República divulgados por meio do seu Twitter, no dia 26 de abril de 2019, e manifestar seu integral apoio ao Governador do Estado do Maranhão Flavio Dino, quando declara que: “no âmbito estadual sempre manterei o respeito aos cursos de Filosofia e Sociologia. Sem ideias e pensamento crítico, nenhuma sociedade se desenvolve de verdade. E não haverá o bem viver que tanto buscamos como direito de todos”.

A Universidade, para além do conhecimento das técnicas e dos avanços da ciência, deve propiciar o saber pensar com criticidade, necessário a um agir consciente. Desde suas origens, com o surgimento da Universidade de Bolonha, a primeira a existir no mundo, o saber pensar, a dialogicidade e o aprender crítico sempre foram seus princípios básicos. Dessa forma, não pode descurar dos estudos da Filosofia e da Sociologia.

A Filosofia, vista em suas origens como sabedoria, passou a ser entendida na modernidade como responsável pela formação de uma atitude interrogativa e não dogmática e é, nesse sentido, considerada a mãe do pensamento científico.

A Sociologia estuda os grupos sociais, suas relações entre si e com o mundo que lhes dá acolhida, suas transformações, suas perspectivas, estabelecendo formas de convivência humana e societária.

Além disso, não se pode reduzir a questão da educação ao atendimento de demandas de mercado ou a interesses utilitaristas. Educação é um processo social de preparação para a vida em sociedade, para a formação de cidadãos competentes em seu campo profissional, conscientes de sua responsabilidade social e profundamente éticos em suas ações.

Este Conselho reafirma sua posição de um Colegiado que luta por uma educação de qualidade social e técnica, unitária, integral e integrada; por uma sociedade igualitária, sem discriminação e onde reinem, entre os seres, a paz, a justiça e o respeito à nossa casa maior, o planeta Terra.

30/04/2019

Contatos

contatos

Rua do Sol, nr. 412, Centro
CEP: 65020-590
São Luís - Maranhão

Telefone de Contato:
(98) 3214-1623 - Geral
(98) 3214-1624 - Presidência
(98) 3212-3643 - Secretaria Geral
(98) 3232-6656 - Assessoria

Localização

localização

Click to open larger map