Novo Catálogo Nacional de Cursos Técnicos (CNCT) foi aprovado pelo Ministério da Educação (MEC). O documento disciplina a oferta de cursos de educação profissional técnica de nível médio para orientar e informar as instituições de ensino, estudantes, empresas e sociedade.
Após passar por consulta pública, a nova edição digital substituiu oficialmente a anterior que estava em vigência desde 2014. O Catálogo é uma ferramenta norteadora para as instituições e redes de ensino no planejamento da oferta de cursos técnicos.
As instituições de ensino que ofertam cursos de educação profissional de nível médio têm até 2 anos, a partir da publicação da Resolução CNE/CEB nº 2/2020, para realizarem as adaptações necessárias, visando à organização da oferta e à atualização dos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPCs), em conformidade com a nova edição do CNCT.
Aos estudantes que ingressaram em cursos técnicos nos últimos anos, os diplomas serão emitidos com validade nacional, quando da conclusão dos cursos, nos termos das versões anteriores à nova edição do CNCT.
O CNE publicou a Resolução CNE/CEB nº 02/2020 com a atualização das diretrizes do catálogo dos cursos técnicos que agora estão vigentes.
Confira na íntegra o CATALAGO CURSOS TECNICOS – 4 EDICAO
Fonte: CEE
Data:14/01/2021
Fotos: Divulgação
Texto: Luciana Bacelar