“O Conselho Estadual de Educação do Maranhão e o enfrentamento da pandemia: escuta estudantil” é tema em debate virtual

Em continuidade às suas ações, o Conselho Estadual de Educação do Maranhão (CEE-MA) promoveu, nesta quinta-feira (18), mais um debate virtual com o tema “O Conselho Estadual de Educação do Maranhão e o enfrentamento da pandemia: escuta estudantil. O debate foi transmitido, às 18h, pelo canal oficial da Seduc no Youtube.

O evento contou com a participação da professora Soraia Raquel, presidente do CEE-MA e Mestre em Educação; Arthur Mendes, diretor da União Nacional dos Estudantes (UNE) e Matheus Marques, diretor de Grêmios da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES). Régina Maria Galeno, presidente da Câmara de Educação Básica do CEE-MA, mediou o encontro.

A presidente do CEE-MA, Soraia Raquel, explicou que mesmo passando por este momento de crise, causado pela COVID-19, o Conselho vem realizando os encontros de forma remota, estabelecendo os debates necessários e valorizando a decisão coletiva na busca de soluções para assegurar o direito à aprendizagem.

“Mesmo diante da pandemia, o CEE-MA tem estabelecido diálogos com diversos segmentos e instituições educacionais, objetivando refletir sobre as dificuldades que se apresentam no cenário educacional e buscar coletivamente alternativas que minimizem os prejuízos no processo de aprendizagem e assegurem o direito à educação. Assim, este diálogo com os estudantes, tornou-se de grande relevância porque trouxe contribuições valiosas que irão auxiliar nesse processo de construção”, avaliou.

O diretor de Grêmios da UBES, Matheus Marques, destacou que o processo de escuta dos estudantes e movimentos estudantis é fundamental para assegurar uma educação plural, igual e de qualidade e defendeu a participação do segmento no processo de construção de alternativas para ajudar a sociedade a enfrentar este momento de crise.

“Este momento é muito importante, principalmente para a classe estudantil. Os estudantes são um dos pilares fundamentais no processo da aprendizagem, portanto nada mais significativo do que apresentarem as suas reivindicações e estarem no processo de formulação para o enfrentamento social e educacional da pandemia”, assegurou.

Conselheira e mediadora do evento, a professora Régina Galeno, enfatizou a importância da escuta estudantil. “A democratização e a inclusão são princípios inalienáveis da garantia do direito à educação. Ao ouvir os estudantes, o Conselho prioriza o diálogo como ferramenta essencial para normatizar a educação maranhense”, expressou.

O diretor Nacional da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas, Arthur Mendes, ressaltou que o debate virtual trouxe informações enriquecedoras que podem contribuir para organização das diretrizes educacionais, nesse momento de pandemia e explicitou que foi uma honra participar do evento.

“Reunir-se para discutir métodos de combate à pandemia e traçar perspectivas de como educar em meio às complicações que o momento impõe, é de grande simbolismo. Este encontro foi um convite à comunidade civil, dos mais variados segmentos, para acompanhar as ações do Conselho. Para mim é uma satisfação inarrável ter participado desse debate, ao lado de tantas pessoas que, assim como eu, defendem uma educação libertadora e de qualidade para todos”, concluiu.

Fonte: Seduc
Data: 18/6/2020