Webinar discute diretrizes educacionais para o enfrentamento da pandemia na educação básica

2020-07-23 (35)

O Conselho Estadual de Educação e o enfrentamento da pandemia: escuta dos profissionais da educação básica de ensino do Maranhão foi tema do webinar, desta quinta-feira (23). O encontro virtual foi transmitido pelo canal oficial da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) no Youtube, e contou com a participação dos Presidentes do Conselho Estadual de Educação do Maranhão (CEE-MA), Soraia Raquel; Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica das Redes Públicas Estadual e Municipais do Maranhão (SINPROESEMMA), Raimundo Oliveira  e Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino da Rede Particular do Maranhão (SINTERPMA),  Luís Jorge Lobão.

O mediador Geraldo Castro destacou que a escuta é um conjunto de ações que o Conselho vem implementando. Desde a construção do seu plano de ação o órgão já realizou pautas de diálogos com diversos segmentos e instituições que atuam no cenário educacional do Maranhão com o objetivo de propor ações em respostas às necessidades da comunidade.

A presidente Soraia Raquel destacou a importância para discussão coletiva como forma de encontrar estratégias que minimizem os problemas causados pela pandemia.

“No atual contexto provocado pela pandemia do COVID-19 que exige a busca de alternativas para minimizar os prejuízos educacionais,  o CEE/MA, ao desempenhar sua função normativa do sistema estadual de ensino, tem  realizado a interlocução com os diversos segmentos educacionais, realizando reflexões e promovendo debates, na direção de uma construção participativa. O webinário com os profissionais da educação é de fundamental importância nesse processo de escuta e diálogo com a sociedade”, ressaltou.

O presidente do SINPROESEMMA, professor Raimundo Oliveira reforçou a realização da escuta como alternativa na busca de soluções para uma educação acessível a todos priorizando a saúde e o bem-estar estudantil.

“Mesmo com a pandemia da Covid-19 e com todas as restrições que ela nos trouxe, temos discutido a educação básica pública do nosso país, o SINPROESEMMA tem mantido o diálogo com a Secretaria Estadual de Educação (Seduc) e também com outras entidades estudantis a fim de garantir o melhor para a educação pública do nosso Estado e para os trabalhadores em educação, assegurando direitos, assim como uma educação pública de qualidade para os alunos, para toda comunidade escolar”, disse.

O professor Luís Jorge Lobão também destacou a importância do diálogo e pontuou a preocupação com a saúde da comunidade estudantil.

“A situação é gravíssima para o setor educacional. A pandemia causada pela Covid-19 fez com que tivéssemos um grande número de encerramento de contratos de prestação de serviços na educação infantil. Precisamos ter responsabilidade, não é só uma questão econômica, é uma questão de saúde pública, o que nunca foi uma questão fácil, mas nós estamos inseridos nesse contexto e por isso é necessário que estejamos prontos para mais essa batalha desafiadora da educação brasileira” disse.

Data:23/7/2020